LITÍASE URINÁRIA
Data: 23/07/2108

A litíase urinária, conhecida como pedra nos rins, é uma patologia que atinge de 10 a 15% da população geral. Hoje pode ser tratada de forma minimamente invasiva, sob anestesia, com baixa agressividade e altas taxas de sucesso através de cistolitotripsia, ureterolitotripsia, ureterorenolitotripsia flexível, Nefrolitotripsia percutânea e laparoscopia.Cálculos na Bexiga – Cálculos na bexiga podem ser tratados sem corte, através da passagem de um aparelho (vídeocistoscópio) através do canal da urina, realizando a fragmentação com laser e removendo desta forma os cálculos de bexiga. Esse procedimento se chama cistolitotripsia a laser.

Cálculos Ureterais (localizados no canal renal) – Quando cálculos menores saem do rim e trancam a passagem da urina pelo ureter (canal que conduz a urina produzida no rim até a bexiga) a pessoa tem crises de dor forte, tipo cólica, que normalmente começa nas costas e vem para a região da barriga e bexiga, inclusive podendo causar náuseas e vômitos, é a famosa “crise de cólica renal”. Estes cálculos além de causarem dor, entre outras coisas, podem prejudicar o funcionamento do rim, sendo necessária a sua remoção.

Atualmente, felizmente é possível remover estes cálculos realizando um procedimento com aparelhos modernos de pequeno calibre e excelente visão, através do canal natural da urina, onde fragmentamos os cálculos com laser, não sendo necessário uma cirurgia com corte. Esse procedimento se chamaureterolitotripsia transureteroscópica a laser, que é realizado sob anestesia e normalmente o paciente fica apenas um dia no hospital e volta as suas atividades normais em poucos dias.

Cálculos Renais (localizados no rim) – Os cálculos que estão no rim podem ser tratados de diversas formas, entre elas a LECO aUreterorrenoscopia flexível a laser e a cirurgia percutânea, por via laparoscópica ou até mesmo em alguns casos com cirurgia aberta.

Ureterorrenolitotripsia flexível a laser: Quando são cálculos mais duros, que medem até 1,5 cm e estão na pelve ou cálices ou ainda em ureter superior, podem ser tratados com aurterorrenolitotripsia flexível a laser. O procedimento é realizado com o paciente anestesiado e progride pelo canal da urina com um aparelho flexível bem fino acoplado a uma videocâmara que permite enxergar e chegar até os cálculos que serão fragmentados com laser. Os os fragmentos maiores são removidos, o paciente fica apenas um dia no hospital e volta a suas atividades habituais com brevidade.

Nefrolitotrpsia percutâne: Quando são cálculos maiores ou mais complexos, com um volume maior ocupando parte significativa do rim, o indicado é fazer a Nefrolitotrpsia percutânea, que consiste em realizar uma punção (um furo) nas costas pelo qual se consegue acessar o rim e o cálculo. O aparelho, chamado nefroscópio, é acoplado a uma fonte de luz e uma videocâmara, isso possibilita o tratamento do cálculo com o acompanhamento visual que o médico tem através do monitor de TV, realizando a fragmentação do cálculo com litotridor balístico, ultrassônico ou com laser, e removendo os fragmentos através deste acesso.

2018 - Todos os Direitos Reservados - Clínica Senhor do Bonfim
Av. Getúlio Vargas, 744 - Feira de Santana