Cirurgia Robótica

O que é?

A Cirurgia Laparoscópica auxiliada pela tecnologia robótica é a forma mais moderna de abordagem cirúrgica minimamente invasiva, onde o cirurgião fica sentado confortavelmente em um console, a alguns centímetros da maca onde o paciente encontra-se posicionado, controlando a plataforma robótica que encontra-se acoplada ao paciente.

Vantagens:

– Menor sangramento.
– Menor tempo de internamento.
– Menos dor.
– Retorno mais rápido às atividades do dia a dia.
– Melhor visão durante a cirurgia. (visão 3D com ampliação de 10X)
– Movimentos mais precisos e sem tremor durante a cirurgia.
– Mais conforto para o cirurgião.


Endourologia e Litíase Urinária

A Endourologia é o ramo da Urologia que trata da manipulação endoscópica do trato urinário. Tem evoluído muito ultimamente, incluindo grande parte dos procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Em oposição à cirurgia aberta, a Endourologia é realizada usando pequenas câmeras e instrumentos inseridos no trato urinário. A cirurgia transuretral tem sido a pedra angular do início da Endourologia, seguida pelos procedimentos percutâneos. Uma vez que a maior parte do trato urinário pode ser alcançado através da uretra, torna possível a cirurgia endoscópica de pedras (cálculos ou litíase urinária) e diversas outras enfermidades.

A doença litiásica (ou calculosa) do trato urinário sempre proporcionou uma parte substancial da prática urológica geral. A recente introdução de ureteroscopia rígida e flexível melhorou muito a capacidade do urologista em lidar com o problema, enquanto o manejo das pedras no rim foi revolucionado duas vezes no passado imediato: em primeiro lugar, com a introdução de métodos percutâneos para a fragmentação e extração de pedras nos rins, e a aplicação da litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO). Conjuntamente, estas técnicas têm tornado os procedimentos cirúrgicos abertos para tratar os cálculos renais e ureterais quase obsoletos. Além disso, os avanços no diagnóstico e manejo metabólico da nefrolitíase de repetição permitem reduzir o risco de formação de cálculos recorrente.


Urologia Pediátrica

A Urologia Pediátrica (Uropediatria) é o ramo da Urologia que avalia e trata os distúrbios urológicos em crianças. Tais distúrbios incluem anormalidades congênitas do trato genitourinário, distúrbios da micção, bem como doenças adquiridas, como tumores, litíases e traumas.

O trato urinário é afetado por anomalias congênitas mais do que qualquer outro sistema de órgãos. Essas anormalidades congênitas variam desde o problema relativamente comum de criptorquidia (testículos fora da bolsa escrotal) à área complexa da intersexualidade. A maioria dos urologistas diagnostica e trata muitas anomalias congênitas em crianças, mas os problemas mais complexos são muitas vezes referenciados a profissionais com formação especializada em Urologia pediátrica.


Urologia Oncológica – Tumores Urológicos

A Urologia Oncológica (Onco-Urologia ou Uro-Oncologia) é o ramo da Urologia responsável pela prevenção, diagnóstico, investigação, tratamento e seguimento dos tumores malignos do sistema genitourinário do adulto, como o câncer de próstata, glândulas suprarrenais (adrenais), bexiga, rins, ureteres, testículos e pênis. Atualmente, uma parcela considerável dos tratamentos cirúrgicos onco-urológicos é realizada por meio de técnicas minimamente invasivas (como a videolaparoscopia ou a Endourologia).

O tratamento das doenças malignas é uma parcela muito grande da prática urológica. Alguns dos resultados mais encorajadores no manejo clínico e cirúrgico de tumores sólidos envolve as neoplasias do trato genitourinário, como por exemplo, o câncer de próstata. O desenvolvimento de terapias multimodais, em que a quimioterapia, radioterapia e tratamento cirúrgico são usados em conjunto, tem proporcionado um melhor resultado terapêutico em diversos tipos de tumores urológicos, como os tumores de testículos. A permanente evolução dos métodos de diagnóstico precoce, dos exames de imagem (para diagnóstico, planejamento terapêutico e seguimento), das técnicas cirúrgicas e dos tratamentos oncológicos complementares (como as modernas terapias alvo e radioterapia) trazem um horizonte cada vez mais promissor para esta Urologia Oncológica.


Transplante Renal

A participação do Urologista nos problemas relacionados com a insuficiência renal crônica se fez necessária devido a um enorme aumento no número de pacientes em diálise necessitando transplantes renais. Em uma série de centros, os Urologistas são o braço cirúrgico principal para o transplante renal e, em outros, sevem como membros da equipe cirúrgica. A estreita comunicação entre nefrologistas e urologistas tem levado a um envolvimento multidisciplinar cada vez mais amplo em doenças como a hipertensão arterial e outros distúrbios renais.

 

2018 - Todos os Direitos Reservados - Clínica Senhor do Bonfim
Av. Getúlio Vargas, 744 - Feira de Santana